Alerta Saúde

Morte de brasileiro acende alerta sobre a catapora; entenda

Em São Paulo foram registrados 56 surtos de varicela em 2022; 213 casos de infecção, um aumento de 65% em comparação com o ano anterior

Estado de Minas
postado em 19/05/2023 19:46 / atualizado em 19/05/2023 19:48
 (crédito: Reprodução/Freepik)
(crédito: Reprodução/Freepik)

Em dezembro de 2022, a Prefeitura de São Paulo registrou 56 surtos de varicela, doença conhecida como catapora. Foram 213 casos de infecção durante o período analisado, um aumento de 65% em comparação com o ano anterior. A doença costuma se manifestar com maior frequência em crianças no fim do inverno, é o que diz o Sistema de Vigilância Epidemiológica (SVE).

Em 2010, antes da vacina contra catapora ser parte do calendário de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS), foram registrados 1.082 surtos, com 12.380 infectados notificados. Durante a pandemia da Covid-19, o movimento antivacina ganhou força. Dados divulgados em julho de 2022 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostraram que, em todo o mundo, foram registradas as maiores quedas nas taxas de imunização dos últimos 30 anos. Estima-se que, na época, 25 milhões de crianças estavam com atraso na carteirinha de vacinação.

No Brasil, em apenas três anos, a taxa de vacinação infantil caiu de 93,1% em 2019 para 71,49% em 2021, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância ( Unicef). Isso representa três em cada dez crianças que não receberam a proteção necessária contra doenças potencialmente fatais e que podem ser prevenidas.

Adulto morre de catapora

Apesar de ser mais comum entre jovens e crianças, adultos também podem contrair a doença de forma mais intensa, como foi o caso do brasileiro Raphael Casanova, que faleceu devido a complicações da catapora.

Casanova tinha 38 anos, era personal trainer, morava no Chile e foi diagnosticado com catapora em dezembro do ano passado. O profissional levava uma vida saudável até contrair a doença na forma mais grave. Um exame feito recentemente constatou que o vírus continuou agindo dentro do corpo de Raphael e afetou alguns órgãos, como rim, além de duas lesões no cérebro.

Hoje, cerca de 90% das pessoas têm catapora ainda na infância, entre 2 e 8 anos. Em adultos, a doença costuma apresentar sintomas mais intensos, principalmente se não houve vacinação nos primeiros anos de vida, podendo a pessoa apresentar uma maior quantidade de bolhas no corpo, em comparação às crianças, além de febre alta, dor de ouvido e dor de garganta, em alguns casos.

Para o Alex Araújo, CEO da 4Life Prime Saúde Ocupacional, a vacinação é uma aliada da saúde infantil e seu principal desfecho é evitar a mortalidade e assegurar a qualidade de vida: "A vacinação é essencial para manter a criança saudável, pois ajuda a prevenir muitas doenças que podem prejudicar o desenvolvimento da criança, protegendo contra vírus e bactérias".

Brasil está atrasado com a vacinação de jovens

O Brasil está entre os 10 países com maior número de jovens com atraso na vacinação. Vale lembrar que a aplicação da vacina contra varicela ocorre em duas doses a partir dos 12 meses de idade, podendo ser aplicada também em bebês de 9 meses sob orientação médica porém a dose deve ser reaplicada quando a criança atingir os 12 meses.

A catapora é uma doença difícil de rastrear. Apenas os surtos são notificados ao Ministério Da Saúde, ou seja, casos tratados em casa não entram na conta. Segundo a estimativa da organização, em média ocorrem 3 milhões de infectados pela doença durante um ano.

As complicações mais sérias ocorrem quando o vírus migra para órgãos estratégicos como os pulmões e o cérebro. A pneumonia, por exemplo, ocorre em decorrência de que ou a catapora venceu a resistência e invadiu o pulmão ou, como o corpo está mais suscetível, bactérias conseguem desencadear a infecção.

"A catapora pode ser facilmente transmitida, seja por meio de tosse, espirro e até mesmo objetos contaminados, ou seja, contágio direto e indireto”, explica Yuri Leite, fundador da Securecard. “É importante ressaltar que no caso do indivíduo apresentar algum sintoma que possa indicar a presença da varicela como: febre alta, presença de manchas vermelhas pelo corpo, cansaço e falta de apetite, o paciente deve ir imediatamente a um médico. Mesmo antes de surgirem sintomas, entre 14 e 21 dias depois do contágio, a pessoa já começa a transmitir o vírus. É necessário ficar atento!”, complementa o especialista.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação